Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Moradores querem proteger capivaras

Publicado pelo jornal Foco Regional, em sua edição 449, a construção da escola pública de remo, pela prefeitura municipal, tem preocupado muito o Walmir Batista, morador da Rua 12 de Outubro, assim como outros moradores do local. Walmir acredita que tal construção afetará o habitat das capivaras. As margens do Paraíba na 12 de outubro abriga uma grande familia de capivaras, mas existe também muitas outras espécimes animais no local.
A preocupação do Walmir procede, essa aproximação de curiosos com as capivaras não é recomendável e pode ser perigosa. Esses animais apesar de estar na cidade são selvagens. Há pouco tempo duas espécimes foram atropeladas.
Na noite de Natal, as capivaras viraram divertimento para alguns visitantes e novos moradores que não vêem problema nessa aproximação. Pra completar o quadro só faltaram o Papai Noel, o trenó e as capivaras substituirem as renas para a entrega dos presentes natalinos.
O coordenador da Defesa Civil em defesa do empreendimento alega que "a construção não vai interferir no habitat das capivaras e sim protegê-las". Protegê-las de quê? As capivaras vivem há anos às margens do Paraíba, livres de grades, tendo sua liberdade e integridade protegida por lei e até hoje não temos notícia de capivaras mortas intencionalmente.
Uma pergunta que não quer calar. Por que a Defesa Civil é que está gerenciando esse projeto e não a Secretaria de Esportes, já que o remo é uma modalidade esportiva e gerenciamento de esportes não é bem da competência da Defesa civil? Deixa pra lá. A Rose deve saber os motivos.
Bem, o que a prefeitura precisa fazer mais do que construir um escola de remo, e com urgência, é criar um projeto de modernização para a 12 de Outubro, construindo novas calçadas com bancos, modernizar a iluminação, dividir a pista para acabar com os pegas de automóveis.
Para as capivaras criar instrumentos para garantir a segurança desses animais naquele local, pode estabelecer a redução da velocidade dos automóveis e motos, colocar placas avisando sobre a presença das capivaras e fazer um campanha comunicando ao motoristas apressadinhos, que a noite, nessa rua, passeiam grandes familias de capivaras. É um atração turística.
Hoje, a margem do rio Paraíba na rua 12 de Outubro, só serve para lançamento de lixo, entulho de obra, encontro de casais, pegas de carros, despachos de macumba e alojamento para sem teto. PM e GM por ali não não existem.
Se você visitar as margens do rio PAraíba em toda a cidade vê que a história se repete. Ou são ocupadas por invasões ou estão jogadas ao acaso, ao Deus dará. Um exemplo é a margem do Paraíba, no bairro Siderville, exemplo tipo dessa politica de descaso.
Mas voltemos ao que preocupa ao Walmir.
A prefeitura pretende construir a escola de remo próximo a vários focos de despejo de esgoto doméstico "in natura", a eles se juntam a poluição industrial das fábricas instaladas ao longo do rio. Será seguro? Não sou especialista mas esta água com certeza não deve ser boa contato para o ser humano. Será que já esqueceram a última mortandade de peixes no rio? Eta povo de memória curta!
Dá pra arriscar Walmir?
Você já viu alguém se divertindo em suas águas? Você teria coragem de comer um pescado saido do Paraíba? Por fim, você teria coragem de matricular seu filho ou neto nessa escola?
O Paraíba melhorou muito e as provas são os exemplares da fauna e flora que dão um toque todo especial ao rio. Mas ainda há muito trabalho a fazer para recuperar o Paraíba para as próximas gerações.
Walmir, pra finalizar não dá pra confiar em um governo onde a palavra ecologia só existe no dicionário. Quer um conselho? Forme um grupo de trabalho com pessoas que pensam como você, que não estejam comprometidas com a administração, pessoas que estão interessadas em defender o nosso rio Paraíba.
Pesquise, procure saber qual será o impacto ambiental da obra, consulte outros órgãos ambientais, vá ao ministério público procure ver se tá tudo dentro da lei e salve o Rio Paraíba.

O Grande Inquisidor

"Nenhum Grande Inquisidor tem prontas tão terríveis torturas como
a ansiedade tem; e nenhum espião sabe como atacar mais
inteligentemente o homem de quem ele suspeita, escolhendo o instante
em que ele está mais fraco; ou sabe onde colocar armadilhas em que ele
será pego e enredado, como ansiedade sabe e nenhum juiz é mais esperto
e sabe interrogar melhor, examinar, acusar como ansiedade sabe, e
nunca o deixa (a vítima) escapar, nem através de distrações, nem
através de barulhos, nem divertindo, nem brincando, nem de dia nem
de noite..."

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aniversário

Ontem foi meu aniversário. Completei 53 invernos, verões, outonos e primaveras. Tentei não dar importância a essa data. Quase consegui, se não fossem os vários telefonemas que recebi de congratulações.
.Pra aquela gentinha que acha que não tenho amigos taí a prova.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Voltei!!!!!!!!!!!

Fiquei um tempo afastado. Tava sem cabeça. Mas descobri que digitar essas maus traçadas linhas é uma terapia pra mim e também não podia na mão deixar as meninas e os meninos que me acompanham. Essa é especial para o meu amigo Adjalme.


Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto
Eu to voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de camaEu to voltandoLeva o chinelo pra sala de jantar...
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar porque eu to voltando
Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de flor
Que eu to voltandoPega uma praia, aproveita, ta calor, vai pegando uma cor
Que eu to voltandoFaz um cabelo bonito pra eu notar que eu só quero mesmo é
Despentear
Quero te agarrar... pode se preparar porque eu to voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som, estréia uma camisola
Eu to voltando
Dá folga pra empregada, manda a criançada pra casa da avó
Que eu to voltandoDiz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar...
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!

Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto
Eu to voltandoPõe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de cama
Eu to voltandoLeva o chinelo pra sala de jantar...
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar porque eu to voltando
Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de flor
Que eu to voltandoPega uma praia, aproveita, ta calor, vai pegando uma cor
Que eu to voltandoFaz um cabelo bonito pra eu notar que eu só quero mesmo é
DespentearQuero te agarrar... pode se preparar porque eu to voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som, estréia uma camisolaEu to voltandoDá folga pra empregada, manda a criançada pra casa da avóQue eu to voltandoDiz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar...
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!
Quero lá.. lá.. lá.. ia.....porque eu to voltando!

O copo

Um copo com água até pela metade está quase vazio ou quase cheio? Pra mim o mundo é como um copo. Eu sei que o mundo é construído por dualidades. Doenças e saúde, tristezas e alegrias, fartura e carência, fé e a falta dela.
Tenho certeza que a terra não é azul como disse o astronauta. A terra é violeta, verde, rosa, negra, amarela, branca e vermelha. A terra é policromática. A terra não é feita de vales e montanhas, lagos rios mares e oceanos. Recoberta por sons que artista algum jamais poderá reproduzir.
A terra é feita de dores para estes e sorrisos para aqueles, de alegrias de uns e da tristeza de outros. Da sáude para alguns e doenças para muitos. Da fartura para poucos e fome para milhões.
Pra mim a terra é um copo. Pra mim tá quase cheio e pra você?
Um brinde!