Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Moradores querem proteger capivaras

Publicado pelo jornal Foco Regional, em sua edição 449, a construção da escola pública de remo, pela prefeitura municipal, tem preocupado muito o Walmir Batista, morador da Rua 12 de Outubro, assim como outros moradores do local. Walmir acredita que tal construção afetará o habitat das capivaras. As margens do Paraíba na 12 de outubro abriga uma grande familia de capivaras, mas existe também muitas outras espécimes animais no local.
A preocupação do Walmir procede, essa aproximação de curiosos com as capivaras não é recomendável e pode ser perigosa. Esses animais apesar de estar na cidade são selvagens. Há pouco tempo duas espécimes foram atropeladas.
Na noite de Natal, as capivaras viraram divertimento para alguns visitantes e novos moradores que não vêem problema nessa aproximação. Pra completar o quadro só faltaram o Papai Noel, o trenó e as capivaras substituirem as renas para a entrega dos presentes natalinos.
O coordenador da Defesa Civil em defesa do empreendimento alega que "a construção não vai interferir no habitat das capivaras e sim protegê-las". Protegê-las de quê? As capivaras vivem há anos às margens do Paraíba, livres de grades, tendo sua liberdade e integridade protegida por lei e até hoje não temos notícia de capivaras mortas intencionalmente.
Uma pergunta que não quer calar. Por que a Defesa Civil é que está gerenciando esse projeto e não a Secretaria de Esportes, já que o remo é uma modalidade esportiva e gerenciamento de esportes não é bem da competência da Defesa civil? Deixa pra lá. A Rose deve saber os motivos.
Bem, o que a prefeitura precisa fazer mais do que construir um escola de remo, e com urgência, é criar um projeto de modernização para a 12 de Outubro, construindo novas calçadas com bancos, modernizar a iluminação, dividir a pista para acabar com os pegas de automóveis.
Para as capivaras criar instrumentos para garantir a segurança desses animais naquele local, pode estabelecer a redução da velocidade dos automóveis e motos, colocar placas avisando sobre a presença das capivaras e fazer um campanha comunicando ao motoristas apressadinhos, que a noite, nessa rua, passeiam grandes familias de capivaras. É um atração turística.
Hoje, a margem do rio Paraíba na rua 12 de Outubro, só serve para lançamento de lixo, entulho de obra, encontro de casais, pegas de carros, despachos de macumba e alojamento para sem teto. PM e GM por ali não não existem.
Se você visitar as margens do rio PAraíba em toda a cidade vê que a história se repete. Ou são ocupadas por invasões ou estão jogadas ao acaso, ao Deus dará. Um exemplo é a margem do Paraíba, no bairro Siderville, exemplo tipo dessa politica de descaso.
Mas voltemos ao que preocupa ao Walmir.
A prefeitura pretende construir a escola de remo próximo a vários focos de despejo de esgoto doméstico "in natura", a eles se juntam a poluição industrial das fábricas instaladas ao longo do rio. Será seguro? Não sou especialista mas esta água com certeza não deve ser boa contato para o ser humano. Será que já esqueceram a última mortandade de peixes no rio? Eta povo de memória curta!
Dá pra arriscar Walmir?
Você já viu alguém se divertindo em suas águas? Você teria coragem de comer um pescado saido do Paraíba? Por fim, você teria coragem de matricular seu filho ou neto nessa escola?
O Paraíba melhorou muito e as provas são os exemplares da fauna e flora que dão um toque todo especial ao rio. Mas ainda há muito trabalho a fazer para recuperar o Paraíba para as próximas gerações.
Walmir, pra finalizar não dá pra confiar em um governo onde a palavra ecologia só existe no dicionário. Quer um conselho? Forme um grupo de trabalho com pessoas que pensam como você, que não estejam comprometidas com a administração, pessoas que estão interessadas em defender o nosso rio Paraíba.
Pesquise, procure saber qual será o impacto ambiental da obra, consulte outros órgãos ambientais, vá ao ministério público procure ver se tá tudo dentro da lei e salve o Rio Paraíba.

Um comentário:

  1. O que a Defesa Civil tem com isso? Eu explico: Volta Redonda tem uma secretaria de Meio Ambiente, mas não tem secretário. Aí, quando pinta um problema desses, que depende de resposta do governo, outra pessoa tem que responder. Entendeu?

    ResponderExcluir