Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Jazz no interior

O jornalista Carlos Calado em matéria especial para o jornal a Folha de São Paulo escreveu: "Foi-se o tempo em que apenas as capitais do eixo Rio-São Paulo, com raras exceções, tinham acesso a shows de astros da cena internacional do jazz. Nesta década, festivais do gênero têm surgido em diversos Estados do país com uma característica comum: apoiados por órgãos governamentais, esses eventos buscam ampliar o turismo nessas regiões”.
Podemos acrescentar mais ao afirmar que chegou a hora do público das pequenas e médias cidades, distantes dos grandes centros culturais do país terem a oportunidade de conhecer esse estilo musical nascido do blues, das work songs dos trabalhadores negros norte-americanos, do negro spiritual protestante e do ragtime, que passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX e continua apaixonante.
Para confirmar essa afirmação podemos apontar o festival Tudo é Jazz de Ouro Preto, em Minas Gerais, o festival de jazz de Ibitipoca, o festival de jazz do município de Rio das Ostras, o Búzios Jazz & Blues e festival de jazz de Penedo todos no interior do estado do Rio. Tem ainda o Festival de Jazz de Guaramiranga no Ceará, que é uma reserva de mata atlântica e não tem vocação agrícola, nem comercio ou indústria fortes.
Apreciadores de jazz encontraremos em todos os lugares do planeta, o jazz é um estilo que não se restringe apenas ao Estados Unidos , temos jazz de qualidade sendo produzido em toda a Europa com artistas consagrados mundialmente inclusive na Ásia e não seria diferente no interior do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário